O que podemos aprender com a novela Pantanal em relação as emoções?


Pantanal é um excelente exemplo de como nosso repertório emocional pode nos ajudar ou atrapalhar.

Por ser um local isolado, os personagens possuem limitações emocionais expressivas . Tanto nas primárias como nas secundárias, o que gera um conflito interno intenso.

Vamos entender um pouco mais dos personagens:


Juma: A menina onça apresenta emoções primárias como alegria, tristeza , raiva...mas não consegue lidar com as emoções secundárias , como por exemplo, vergonha, culpa, ciúme...todas essas emoções são transformadas em RAIVA ou como diria JUMA em "REIVA" e se resolvem com uma arma, ou seja, não consegue estabelecer dialogo , pois as emoções primárias, que são instintivas, tomam conta da mesma. É importante ressaltar que essa questão não é sobre escolaridade ou intelecto, mas sim inteligência emocional.


Tadeu: O filho ( que não é filho ) de Zé Leôncio nos mostra as emoções primárias com naturalidade e de forma automática , no entanto, quando começam as secundárias, existe um conflito interno , que leva ao sofrimento. Tadeu não consegue lidar com o ciúme e a falta de atenção do pai, se sentindo preterido em todas as situações. Mas sem conseguir trabalhar essas emoções.


Maria Bruaca : Excelente exemplo. No início da novela, uma mulher reprimida pelo marido e que vivia um conflito emocional extremo, pois não permitia que suas emoções aparecessem. Quando descobre a traição do marido, se liberta emocionalmente e começa a sentir emoções primárias ( tristeza e surpresa )e secundárias ( ciúme e prazer ) juntas, como não consegue lidar com o seu emocional, vai pelo caminho instintivo, se envolvendo com vários homens, como forma de vingança, até começar a jornada do autoconhecimento por meio do amor.


Alcides: é um personagem que foi amadurecendo emocionalmente durante a novela. Apesar de seu repertório emocional ainda ser pobre. Muito ligado a conceito sociais estabelecidos da região, coloca suas emoções primárias a frente no inicio da novela ( com JOVE E GUTA ) . Mas , a partir de seu relacionamento com Maria , ele começa a descobrir novas emoções e, apesar de, não entende o que está acontecendo , se deixa levar.


Filó : é uma personagem que amadurece emocionalmente na novela. No início aceita tudo e qualquer coisa de Zé, pois ele é seu porto seguro. A partir do momento que se sente segura, suas emoções começam a fluir e consegue ter vários diálogos importantes com outros personagens sobre as emoções. Filó preza pelo diálogo e essa é uma característica de maturidade emocional.