Emoções e seus tipos


Como disse no texto anterior temos 3 tipos de emoções: primárias, secundárias e de fundo.

Vamos entender o que são elas


Emoções Primárias :são emoções automáticas que vieram com a nossa evolução. Nascem no nosso sistema límbico, ou seja, nosso cérebro emocional. Estão dividas em 6 emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa. Vamos falar de cada uma dela e suas funções.


Emoções secundárias ou sociais : são construídas socialmente com a interação entre os seres humanos e estão intimamente ligadas ao momento histórico e a cultura. Podemos ver com a novela Pantanal, como a personagem JUMA tem dificuldade nas emoções secundárias, justamente por ter vivido isolada. Considera-se emoções secundárias: compaixão, embaraço, vergonha, culpa, desprezo, ciúme, inveja, orgulho, admiração.


Emoções de fundo: são processos mentais internos e mais profundos. Estão relacionadas ao mundo interno e alguns estudiosos colocam como a identidade emocional do individuo. Alguns exemplos são: bem-estar, mal- -estar, calma, tensão, vitalidade, cansaço. É importante entender que as emoções de fundo estão juntas com as primárias e/ou secundárias exercendo o papel de fundo das mesmas.


Por exemplo: um dia em que você está cansado por não ter dormido direito funciona perfeitamente com a emoção primária da raiva , onde você fica mais irritado ou com a emoção secundária da inveja , onde você fica com inveja de quem está com bom humor.


Parece simples , mas somos seres complexos e precisamos identificar e entender a função destas emoções para que possamos usá-las de maneira saudável.


Esse conjunto de emoções chamamos de repertório emocional.